segunda-feira, 27 de maio de 2013

Retomada das negociações com o MPOG, finalmente.

Na última sexta-feira (24 de maio de 2013), o Sinditamaraty informou a retomada das negociações com o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), órgão responsável por autorizar a realização do nosso tão esperado CACD 2013, assim como de quaisquer outros concursos nos ministérios, autarquias e fundações, exceto nas empresas públicas e sociedades de economia mista.

Informe do Sinditamaraty:

Retomada das negociações com o MPOG
24.05.2013

O Ministério do Planejamento, em atenção ao disposto no Termo de Acordo nº 24, de 2012, entre o SINDITAMARATY e o Governo, chamou reunião entre as partes no dia 16 de maio.
O  SINDITAMARATY demonstrou, por meio de planilhas elaboradas pelo Consultor Jucielmo Pereira que, nos valores dos subsídios para Assistentes de Chancelaria e Oficial de Chancelaria, a não inclusão do item “Tempo de Serviço” nos cálculos gerou distorções e prejuízos, principalmente para os servidores das classes “C” e “E”.
O  SINDITAMARATY solicitou realização de concurso público para todas as carreiras do Serviço Exterior Brasileiro. Lembrou a importância de obter autorização para a realização do concurso para Diplomata, em 2013. O Coordenador-Geral de Negociação e Relações Sindicais do MPOG tomou nota dos pleitos do sindicato e agendou novo encontro para o próximo dia 19 de junho. Até lá, o SINDITAMARATY foi solicitado a traduzir em propostas suas demandas, a fim de facilitar o tratamento dos temas pelas áreas competentes do MPOG.” (Texto retirado do endereço <http://www.sinditamaraty.org.br/post.php?x=4304>) 

Fontes:


domingo, 26 de maio de 2013

Domingo: dia de relaxar (um pouco).



Queridos leitores,

Perdoem minha ausência temporária. Estou em momentos de desespero, mas quem nunca? Até então, nenhuma disciplina tem-me arrancado cabelos em relação ao conteúdo em si, mas ao tamanho da lista de assuntos que abrangem. Acontece com vocês? Por favor, digam que sim (risos).  De todo modo, acho que finalmente consegui estabelecer um cronograma com o qual me dei bem. Após inúmeras tentativas com cronogramas desumanos, por fim encontrei uma metodologia prática, humana e executável. Essa possui intervalos a cada 1 hora de estudos, com intervalos maiores após o almoço e 1 hora pela noite para assistir episódios de Dr. Who, que, a propósito, não tem absolutamente nada a ver com o concurso. Mas, como meu habitual método de escape, o ballet, tem sido impedido por uma recomendação médica devido a uma cirurgia recente, Dr. Who it is.
Bom, como hoje é domingo, o tema é diversão. Porém, diversão dentro dos padrões possíveis para um CACDista. Vim indicar dois filmes para vocês. O primeiro chama-se Budrus. Trata-se de um documentário realizado pela brasileira Julia Bacha. O longa recebeu diversas premiações e foi muito bem recomendado. A carioca, graduada em Política e História do Oriente Médio pela Columbia University, escreveu e dirigiu vários documentários sobre o conflito israelo-palestino e sobre o Irã. Budrus, especificamente, trata de um organizador da comunidade palestina, Ayed Morrar, que une o Fatah local, membros do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia de Budrus da destruição pelo muro de separação de Israel. O trailer pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ff7rScVrbos e o filme pode ser baixado aqui: http://docverdade.blogspot.com.br/2012/01/brudus-2009.html .
O segundo filme, por sua vez, é uma biografia do comissário de direitos humanos da ONU, Sérgio Vieira de Mello, morto num atentado terrorista ao quartel general da ONU em Bagdá promovido pela Al Qaeda em agosto de 2003. O documentário é baseado em um livro de mesmo nome - O homem que queria salvar o mundo - escrito pela diretora executiva do Centro Carr para Política de Direitos Humanos da John F. Kennedy School of Government da Universidade Harvard, Samantha Power. Caso tenham interesse em comprar o livro, o link para sua venda na Companhia das Letras é este: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12376 . O documentário está na íntegra no youtube e pode ser visto pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=qa80dyJ4evE .
Pipoca e guaraná a postos, bom domingo!

Beijos e abraços [perdoem a intimidade, estou carente],
Natália de Azevedo.

P.S. Luiza, amei o post anterior. Logo irei visitá-la em Brasília. Beijos enormes e saudades.


Fontes:







quarta-feira, 15 de maio de 2013

Um saudoso alô da antiga jovem diplomata...

Queridos,

Hoje, quem lhes escreve é a Luiza, a predecessora da Natália na condução do Jovem Diplomata. Depois de tanto tempo ausente do blog e, também, dos assuntos afetos à diplomacia, resolvi vir aqui matar as saudades desse cantinho que costumava ser meu confessionário, meu diário, meu consolo e meu companheiro. Decidi, mais que isso, vir dar um alô cheio de saudades a vocês, queridos, que continuam nessa luta rumo às loucas delícias da diplomacia.

Antes de mais nada, acho que tenho que falar um pouco de mim, do que aconteceu comigo. Muitos devem ter se perguntado "Que fim a Luiza levou?". Rs. Bom, depois da prova (e de "quase" chegar lá), repensei muito minha vida. Revi meus planos, meus desejos e meus reais objetivos ao querer me tornar diplomata. Coloquei na balança o custo-benefício, os meus anseios e as dores e as delícias que vinha vivendo, e vi que, no momento, não estava valendo à pena. Optei por deixar a vida seguir e me apresentar novas - e incríveis - possibilidades. Deixei ela me levar por seus caminhos sinuosos e suntuosos. E digo a vocês: estou trabalhando em um lugar incrível e estou muitíssimo feliz. Obrigada a todos que me incentivaram a correr atrás da minha felicidade e que me apoiaram em todos os momentos das minhas peripécias.

Tendo feito isso, resolvi legar o blog a uma querida amiga, que conheci, inclusive, por intermédio do JD. Natália, minha linda amiga capixaba, é uma aspirante a diplomata que fez o caminho inverso ao meu: trabalhava e optou por deixar o trabalho de lado e focar somente nos estudos. Peço a vocês que dediquem a ela o mesmo carinho e atenção que dedicaram a mim e que a ajudem nesse começo de estudos um pouco árido. Tenho certeza de que ela será uma grande companheira de estudos e que terá muito a trocar com todos vocês. Nat, minha linda, todo sucesso do mundo nos seus estudos e no Jovem. Estou aqui na torcida por você - e, se você me permitir, de vez em quando, acho que vou dar uma passadinha aqui :)

Dito isso, acho que devemos agora falar sobre o que realmente importa: o CACD. Cadê o concurso desse ano, meu povo? Acredito que estejam todos ansiosos e muitíssimo aflitos pela ausência de edital, não é mesmo? Pois bem, de fato, a situação, aparentemente, não é a mais animadora, mas acredito que vocês devem usar esse tempo a favor de vocês. Eventualmente, o edital sairá (não, eu não sei quando, embora tenha ouvido dizer que será ainda neste ano), e acho que vocês podem aproveitar esse período para ler aquele livro que não tinham lido, fazer várias redações de inglês que deixaram para depois e tomar aquelas aulas de espanhol que vocês iam fazer só depois que passassem no TPS... Que tal? Tempo nunca é demais, ainda mais quando se está estudando pro CACD!

Além disso, acho que as perspectivas para vocês são as melhores. Ainda que neste ano e no próximo o concurso seja esguio, com apenas 30 vagas, diminuir as expectativas e mirar nos anos vindouros pode ser uma boa tática, já que as deliciosas 400 vagas foram, sim, aprovadíssimas no ano passado. Eu sei que é difícil esperar e que todos querem passar logo, para dar seguimento à vida, que fica parada por causa do concurso, mas, nesse período atual, recomendo paciência. A bonança virá - só não se sabe efetivamente quando.

Bom, acho que já me estendi demais. Quero deixar a vocês um imenso beijo e dizer que, quando quiserem, podem me escrever. O email continua ativo - embora eu quase, quase nunca o acesse. Cuidem bem da Natália e, mais que isso, cuidem-se. Não se deixem afligir pela incerteza que vem pairando sobre o concurso. Se é o que vocês realmente querem, vai dar certo. O importante é aprender meios de não se deixar levar pelas angústias que estão à espreita e que, eventualmente, baterão à porta. 

Acredito em vocês, meus jovens e queridos diplomatas. 

Um beijo saudoso e muitíssimo carinhoso,

Luiza